terça-feira, 11 de dezembro de 2012

NOTA DE RECONHECIMENTO PÚBLICO


A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCC-UFRN) torna público o manifesto de reconhecimento ao papel desempenhado pela Dra. Darly Henriques da Silva, como Coordenadora Geral para Meteorologia, Climatologia e Hidrologia (CMCH) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na implantação deste programa.
            O PPGCC surgiu como fruto da cooperação entre a UFRN e o Centro Regional Nordeste do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRN-INPE). Para tanto, a Dra. Darly teve um papel decisivo na articulação promovida pelo MCTI entre a UFRN e o CRN-INPE, por meio de sua Coordenação neste ministério. Em visitas à UFRN e ao CRN-INPE fez mostrar a importância estratégica do estado do Rio Grande do Norte para estabelecer um centro de referência em pesquisas em Ciências Climáticas, tendo como finalidade a formação de recursos humanos altamente qualificados, com capacidade para buscar soluções em problemas ambientais envolvendo tempo e clima, atendendo às demandas dos tomadores de decisões de políticas públicas e do setor privado.
            Um exemplo da importância e do sucesso da implantação do PPGCC na UFRN, em parceria com o CRN-INPE, foi o reconhecimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em conjunto com o MCTI, que tem apoiado esta iniciativa com recursos da ordem de 500 (quinhentos) mil dólares. Neste contexto, os recursos do BID-MCTI permitiram a realização do Simpósio Internacional “Climate Change, Impacts and Vulnerabilities: Preparing the Brazilian Northeast for the Future”, realizado no período de 27 de maio a 01 de junho de 2012 em Natal. Outras ações no âmbito deste apoio estão planejadas para 2013. O apoio do BID resultou de uma ação conduzida pela Dra. Darly, como Coordenadora do CMCH-MCTI.
            Deste modo, a Coordenação do PPGCC entende que a Dra. Darly Henriques da Silva vem prestando um grande serviço em prol da ciência brasileira em suas ações junto ao MCTI.
            Esperamos poder continuar contando com o valioso apoio da Dra. Darly na Coordenação de Meteorologia, Climatologia e Hidrologia do MCTI, essencial para a consolidação do PPGCC como programa de referência para a região Nordeste do país.

Assinam o presente documento os Profs. Drs. Paulo Sérgio Lucio, Coordenador do PPGCC, e Francisco Alexandre da Costa, Coordenador do Projeto de Criação (APCN-CAPES) do PPGCC.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário