sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Uma Nova Terra?

Segundo o portal G1, pode ter sido descoberto uma nova Terra, planeta com condiçõs físicas semelhantes às da Terra:

"Um novo planeta localizado na "vizinhança" da Terra, a 42 anos-luz, poderia ter o clima e a atmosfera parecidos com os nossos e ser capaz de abrigar vida, aponta um estudo feito por astrônomos das universidades de Hertfordshire, na Inglaterra, e Goettingen, na Alemanha.
Essa "super-Terra", denominada HD 40307g, fica em um sistema de seis planetas e orbita a chamada zona habitável, distância da estrela principal onde a água, se estiver presente, pode ser encontrada em estado líquido."

Trata-se de uma descoberta importante, uma vez que poderemos ter encontrado uma situação similar à Terra, e que pode nos ajudar a compreender o clima em nosso planeta. Abaixo publicamos uma nota do Prof. Dr. José Dias, pesquisador da UFRN na área de exoplanetas.

Nota do Prof. José Dias

Excelente notícia a descoberta desta super-terra. Para contextualizar é importante dizer que um planeta extra-solar, ou exoplaneta é um planeta fora do Sistema Solar e que hoje  já foram  descobertos  mais de  800 destes tais planetas.  Há uma expectativa que existam bilhões de planetas na Via Láctea (a nossa galáxia).

Alguns destes exoplanetas são relativamente leves, sendo somente algumas vezes mais massivos que a Terra, estes são conhecidos como "Super-Terras".  Algumas destes abrigam condições climáticas favoráveis a  existência de água no seu estado  liquido.  Os estudos estatísticos mais recentes  indicam que estas super-terras são mais frequentes que os  planetas gigantes (planetas gasosos e  bem maiores que Júpiter).

Desta forma, a descoberta de planetas extra-solares do tipo Super-Terras, e que orbitam uma  zona habitável (onde é possível encontrar água no estado  líquido) é sempre de grande interesse e muito excitante.  O planeta encontrado em torno da estrela HD 40307, faz parte de um sistema planetário  composto por 6 planetas que circunda a estrela central e esta "Super-Terra"   encontra-se exatamente a uma distância na qual pode-se ter água na forma liquida em sua  superfície.

Tais descobertas de planetas que possam apresentar possibilidade físico-químicas adequadas a hospedagem da vida fora da terra intensificaram a busca por  vida extraterrestre.  No meu grupo há alunos em doutoramento que
trabalham na triagem de estrelas muito parecidas com o Sol (Gêmeas solares) na esperança de contribuir na busca de planetas do tipo terra nestas estrelas.

Saudações Astronômicas 
José-Dias
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário