quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Raupp defende desenvolvimento sustentável da Amazônia

 Clique para ver todas as fotos de Raupp defende desenvolvimento sustentável da Amazônia24/10/2012 - 19:57
Ao abrir a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na cidade de Guajará-Mirim (RO), nesta quarta-feira (24), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, destacou a importância da Amazônia no contexto dos desafios da ciência brasileira para os tempos atuais.  Raupp apontou o papel da área de auxiliar no desenvolvimento do país, atendendo a requisitos de sustentabilidade, da economia verde e da erradicação da pobreza, temas abordados na nona edição da SNCT, neste ano. Para o ministro, ao reunir esses três elementos numa única via, o país será conduzido, inevitavelmente, para os horizontes do desenvolvimento sustentável – “um modelo de desenvolvimento em que os recursos naturais serão explorados economicamente, mas de uma maneira que sejam permanentemente conservados”.
O ministro ressaltou o valor da ciência para a construção de um modelo de desenvolvimento para a região amazônica. “Nossa proposta é que a Amazônia ofereça meios de geração de trabalho e renda para seus habitantes, ao mesmo tempo que seus recursos naturais sejam preservados permanentemente”, disse.
“A visita é uma oportunidade de ouro, um momento importante para um recado de que a política de ciência e tecnologia não pode ficar parada em Brasília, deve ir aos rincões do país, voltada para as reais necessidades de cada região”, acrescentou o titular do MCTI. “Momento para sublinhar o papel das médias e pequenas empresas, que devem receber o apoio do Estado para poderem caminhar sozinhas.”
O governador Confúcio Moura destacou a presença do ministro e defendeu que o estímulo ao interesse na área deve começar na escola. Além disso, identificou a formação de pesquisadores como caminho para o avanço científico da região. “Devemos lembrar que o estado do Paraná possui um numero maior de mestres e doutores que toda a Amazônia”, comparou.
Sustentabilidade em pauta
O presidente em exercício do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae-RO), Cícero Alves Noronha Filho, avaliou que a SNCT será uma excelente ocasião para discutir a importância da sustentabilidade em nível regional, em consonância com as decisões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
Ele entregou ao ministro uma carta de reivindicações do município com a finalidade de elaborar um projeto de desenvolvimento sustentável para a região. Raupp informou que enviará técnicos de sua pasta para avaliar possibilidades envolvendo créditos de carbono.
O diretor superintendente do Sebrae Rondônia, Pedro Teixeira Chaves, falou sobre os esforços da instituição e do Sistema S como um todo na disseminação do conhecimento. Ele contou que a SNCT em Guajará-Mirim contará com caravanas e a presença de consultores, empreendedores, estudantes e empresários em atividades de clínicas tecnológicas, palestras e um seminário.
A solenidade, na Câmara de Vereadores, teve a presença do prefeito Atalibio José Pegorini e do senador licenciado Valdir Raupp (PMDB), entre outras autoridades locais.
Guajará-Mirim, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, teve sua origem na construção da ferrovia Madeira-Mamoré, cujo centenário de inauguração é comemorado neste ano.




Um comentário:

  1. Empresas sérias e com tecnologias de ponta se preocupam com o crescimento das cidades e oferecem soluções para um desenvolvimento sustentável.

    http://www.siemens.com.br/desenvolvimento-sustentado-em-megacidades/

    Alessandra Ribeiro

    ResponderExcluir