terça-feira, 18 de setembro de 2012

Inpa firma acordo de cooperação para estudo de mudanças climáticas

Intercâmbios acadêmicos e colaboração mútua no campo da pesquisa científica na área de mudanças climáticas. Esse é o objetivo do acordo de cooperação firmado, no início deste mês, entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e o Instituto Nacional de Biologia da Eslovênia (NIB, em inglês).
No último dia 3, os diretores Adalberto Val (Inpa) e Tamara Lah Turnšek (NIB) assinaram o “Acordo de intercâmbio acadêmico e cooperação científica” e o “Memorando para intercâmbio de estudantes com base no intercâmbio acadêmico”, com duração de cinco anos.
O acordo prevê o intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes; troca de dados e outras informações, respeitando as legislações brasileiras e eslovenas; além de realização de atividades colaborativas, como simpósios e palestras.
“O objetivo é estudar os efeitos das mudanças climáticas sobre organismos aquáticos da Eslovênia de forma comparativa aos efeitos dos peixes da Amazônia e também de microcrustáceos”, explicou o diretor do Inpa.
Segundo o embaixador do Brasil na Eslovênia, Gilberto Fonseca Guimarães de Moura, cooperações acadêmicas e científicas têm sido prioridade entre Brasil e Eslovênia. “Estou muito satisfeito de ver os melhores pesquisadores dos dois países trabalharem juntos em áreas importantes, como a gestão ambiental, estudos de câncer, alterações climáticas, recursos hídricos, da agricultura e do estudo de solos, produção de materiais avançados ou, até mesmo a energia nuclear, entre muitos setores”, concluiu Moura.
Leia mais.
Fonte: Portal do MCTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário