sexta-feira, 1 de junho de 2012

Encerramento do Simpósio Internacional sobre Mudanças Climáticas realizado em Natal, RN.

Hoje pela manhã os especialistas em sistemas de observação e monitoramento de clima e ambiente estão reunidos para discussão de colaborações e formação de redes. Uma proposta preliminar já foi lançada, para a criação de um Laboratório de Calibração Nacional de Radiação Ultravioleta, preferencialmente em parceria com a UFRN, a ser instalado em Caicó, pelas condições meteorológicas propícias aos fins deste tipo de laboratório. Será feito um projeto detalhado e apresentado aos gestores públicos nas esferas estaduais e federal. Não somente seria o primeiro laboratório deste tipo no Brasil, como também viria a atender toda a demanda dos pesquisadores da América do Sul.
A principal preocupação com o monitoramento da Radiação UV vem de instituições como a Organização Mundial da Saúde e a Organização Meteorológica Mundial.
Na tarde de hoje haverá uma plenária livre, com debates sobre os principais pontos discutidos ao longo da semana: estudos do papel dos oceanos no clima, aprimoramento de modelos para previsão de tempo e de clima, influência das mudanças climáticas na população, especialmente na saúde pública e na propagação das chamadas doenças vetoriais, com a dengue e a malária, a vulnerabilidade do Nordeste brasileiro, tanto na questão da desertificação do semi-árido, quanto nos problemas do avanço do mar e a erosão costeira. 
A formação de recursos humanos para atuar nestes temas, de grande importância para o país e para a humanidade de um modo geral, é o principal objetivo dessa iniciativa. Neste sentido, foi realizada uma ampla discussão de colaborações em termos de programas de pós-graduação, com a participação de representantes da UFAL, UFBA, UFCG, UECE, USP (contando com 3 institutos distintos: Física, Oceanografia e Ciências Atmosféricas), Universidade de Évora, Instituto Max Planck, Fundação Alexander von Humboldt, INPE, UFRN, entre outras. Também foi discutido formas de atrair a atenção de estudantes de graduação para esses temas interdisciplinares e  de grande importância para a vida de um modo geral. 
Outros dois pontos importantes que serão apreciados por ocasião do encerramento: (1) praticamente todos os pesquisadores assinaram um moção de apoio à criação do Instituto de Ciências Climáticas na UFRN; (2) será lançado um documento chamado Carta de Natal, do CCIV2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário