quinta-feira, 3 de maio de 2012

Seca de uma década chega ao fim na Austrália

RIO - É oficial: a seca na Austrália durou uma década e terminou esta semana. Mas isso não significa que a região está livre do problema, afirmam cientistas:
- Não há previsões até o momento sobre a próxima seca, mas a visão científica é de que, no sudeste da Austrália, devemos esperar que as secas se tornem mais severas e mais frequentes - disse à “New Scientist” Bill Young, hidrologista do CSIRO, a agência nacional de ciência da Austrália.
Ele afirma que os elementos da recente seca são consistentes com o que é esperado de um evento causado pelas mudanças climáticas. No entanto, os pesquisadores ainda têm que definir a contribuição exata das emissões de gases do efeito estufa e da variação natural do clima. As manifestações extremas, com secas e inundações, estão relacionadas com as oscilações dos ciclos de El Niño e La Niña. Como as emissões complicam este ciclo, então elaborar um modelo dos efeitos globais é uma função cheia de incertezas.
O fim oficial da "Grande Seca" aconteceu na última segunda-feira, quando meteorologistas declararam as duas áreas do país que ainda eram atingidas pela condição - Bundarra e Eurobodalla, em New South Wales - livres da seca. O governo da Austrália tem um plano de gestão da água para ter certeza de que o recurso estará disponível em tempos de seca, afirma Young. O plano será revisto em 2015 para lidar melhor com as consequências das mudanças climáticas.

Leia mais sobre esse assunto em oglobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário