quarta-feira, 16 de novembro de 2011

INPE sediará projeto internacional sobre o impacto do homem e das mudanças globais no ambiente terrestre


De 17 a 19 de novembro, em Ilhabela (SP), cientistas de vários países estarão reunidos para avaliar mudanças de uso e cobertura da terra na América do Sul em busca do desenvolvimento sustentável. O workshop do Global Land Project (GLP) é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em parceria com o International Geosphere–Biosphere Programme (IGBP).

No workshop será anunciada a mudança para o Brasil do escritório internacional do Global Land Project (IPO), desde 2006 instalado na Universidade de Copenhague, na Dinamarca. A partir de janeiro de 2012, suas atividades estarão no INPE de São José dos Campos (SP). Com essa transição o País será o primeiro do Hemisfério Sul a receber o IPO.

O objetivo do workshop é incentivar o intercâmbio de opiniões sobre as consequências das mudanças de uso da terra e discutir políticas públicas para que os países sul-americanos possam conciliar sustentabilidade, crescimento econômico e distribuição de renda. As apresentações abordarão modelagem e análise de dados, adaptação de ecossistemas, Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação de florestas (REDD+), prestação de serviços ambientais, ente outros temas.

O diretor do INPE, Gilberto Câmara, membro do comitê científico do GLP e articulador de sua instalação no Brasil, apresentará os resultados do monitoramento da Amazônia realizado pelo Instituto há mais de duas décadas. Também falará sobre as relações entre uso da terra e segurança alimentar.

O coordenador do Programa Amazônia do INPE, Dalton Valeriano, abordará a resiliência da floresta à variabilidade climática e sua vulnerabilidade à ocupação humana. Bernardo Rudorff, Ana Paula Aguiar, Patrícia Pinho e Roberto Araújo, pesquisadores do INPE, também estão entre os palestrantes do evento, que recebe ainda cientistas de outros institutos e universidades do Brasil e exterior. Confira aqui a programação completa do workshop.
Mais informações no site do evento: http://www.inpe.br/wsglp2011

Global Land Project
O GLP é uma iniciativa do International Human Dimensions Programme on Global Environmental Change (IHDP) e do International Geosphere–Biosphere Programme (IGBP), que possui escritório regional no INPE, para o estudo da interação entre homem e ambiente terrestre em prol do melhor entendimento científico das mudanças globais.

A vinda do escritório internacional do projeto (IPO) atesta a importância crescente do Brasil e o reconhecimento da comunidade científica mundial às pesquisas desenvolvidas no País nessa área de conhecimento.

Sobre o GLP: www.globallandproject.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário