quarta-feira, 23 de novembro de 2011

INSA e MMA promovem evento sobre o projeto

Escrito por Ascom 22/11/2011   
Nos dias 24 e 25 de novembro, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), em parceria com a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), realiza, na sede do INSA, em Campina Grande (PB), uma reunião sobre o projeto DesertWatch Extension (DW-E).

DesertWatch (DW) é um projeto da Agência Espacial Europeia (ESA) que visa o desenvolvimento de um Sistema de Informação orientado para o usuário com base na tecnologia de Observação da Terra (OT) para apoiar as autoridades nacionais e locais na resposta aos informes da Convenção das Nações Unidas de Combate a Desertificação (UNCCD) e no monitoramento de tendências de degradação das terras ao longo do tempo.
Durante a Reunião, o Sistema de Informação será instalado no INSA e haverá treinamento para a utilização do mesmo. O representante da ESA, Ricardo D’Armas, irá capacitar a equipe técnica das diversas instituições federais e estaduais presentes no evento a utilizar o sistema de informação e monitoramento da desertificação.
A Reunião conta com a participação de representantes da Embrapa Semiárido, Funceme, INPE, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDR/MMA), MCTI, Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Secretaria de Meio Ambiente do estado da Paraíba, APNE, AEB, IICA, INMET, Itamaraty, Sudene, ABC, Ibama, GEOPHOTO, UFCG, ICMBIO, AESA, CAPRE, entre outros.
O diretor de combate à desertificação do MMA, Francisco Campello, em visita a sede do INSA, dia 28/10, ressaltou a necessidade de estreitar as relações com o Instituto para definir estratégias que viabilizem executar o Plano Nacional de Combate à Desertificação no Semiárido brasileiro. “O Ministério do Meio Ambiente busca uma interlocução local com o INSA, instituição que atua no Semiárido brasileiro, para ser parceiro do MMA em projetos de combate à desertificação”, afirmou Campello.
O projeto Desertwatch reúne representantes de três países membros da UNCCD:  Moçambique, Brasil e Portugal. “O INSA integra esse projeto como uma instituição de referência e a ideia é que haja pelo menos duas reuniões anuais para os membros debaterem o tema”, completa Campello.
A UNCCD reúne um conjunto de diretrizes acordadas por representantes de cerca de 190 países durante a Conferência das Nações Unidas para o Ambiente e o Desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992), visando mitigar e reverter o processo de degradação das regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas. A desertificação é reconhecida hoje pela comunidade internacional como um problema econômico, social e ambiental a atingir países de todas as regiões do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário