terça-feira, 17 de maio de 2011

A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE 2011 – Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos

O Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), após receber várias sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras na organização deste evento, anuncia a data e o tema principal da SNCT em 2011.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 ocorrerá entre 17 e 23 de outubro. O tema principal será: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, estimularemos na SNCT 2011 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.
O tema da Semana foi escolhido em função da sua relevância global, atualidade e importância para a população brasileira. Um objetivo da Semana será discutir em todo o país, nas escolas, universidades e eventos públicos, os diversos aspectos, argumentos e evidências científicas sobre o impacto das atividades humana no clima do Planeta e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global.
Em nosso país não há ainda uma tradição consolidada de prevenção de riscos de desastres naturais ou provenientes da atividade humana . Os acontecimentos trágicos de enchentes e deslizamentos em regiões como Santa Catarina e na Região Serrana do Rio de Janeiro, de seca na Amazônia e no Rio Grande do Sul e de enchentes em várias regiões do país atestam a importância de se estimular o debate nas escolas e em toda a sociedade sobre as maneiras de se prevenir os riscos e diminuir seus impactos na sociedade e a ciência e a tecnologia são elementos essenciais para a previsão, prevenção e minimização destes riscos.
Por outro lado, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2011 como o Ano Internacional da Química. A ONU está estimulando todos os países a realizarem atividades com o objetivo de aumentar da consciência coletiva sobre a importância da química, por meio de ações a nível local, regional e internacional, e buscar a “Química para um mundo melhor”.
É importante registrar que as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se restringem ao tema principal, abarcando todos os outros relacionados com a ciência e a tecnologia, embora se estimule fortemente a realização de atividades, em cada canto do país, em torno do tema proposto.
Convidamos as instituições de pesquisa e ensino, universidades, escolas tecnológicas e profissionais, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, fundações de apoio à pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, escolas de todos os níveis, entidades científicas e tecnológicas e da sociedade civil, ONGs, empresas, cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e todos os interessados a colocarem a data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 em suas agendas, a iniciarem o processo de sua preparação e a participarem intensivamente de sua realização.

Aluízio Mercadante
Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia


Fonte: Portal do CNPq

Um comentário: