quarta-feira, 25 de maio de 2011

Quatro capitais do Nordeste sofrem com transtornos provocados por chuva forte

Abaixo transcrevemos matéria publicada no UOL. A situação pode piorar para a região. De acordo com as previsões climáticas de consenso, teremos cerca de 30% de chuvas acima da média para o período de maio a julho. Há uma evidente falta de estrutura nestas cidades, sobretudo aqui em Natal (RN), que vem do descaso político (e que não sabemos estimar desde quando).

Matéria de:
Aliny Gama
Especial para UOL Notícias
Em Maceió 


As chuvas intensas registradas nesta terça-feira (24) causaram transtornos à população de quatro capitais do Nordeste. Salvador, Aracaju, Maceió e Natal registraram grande volume de água, e a população enfrenta problemas com ruas alagadas, deslizamentos de barreira e casas que caíram e deixaram famílias desabrigadas.Uma avenida cedeu em Salvador e foi interditada. O aeroporto de Aracaju fechou para pousos e decolagens. Segundo a Infraero, entre 15h20 e 18h35, sete chegadas e partidas de voos foram canceladas. O aeroporto foi reaberto à noite.
Aracaju é destaque no Twitter
As intensas chuvas que vêm ocorrendo em Aracaju alagaram diversas ruas da capital. Equipes das Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Defesa Civil Municipal trabalham desde o início da manhã para desentupir as redes pluviais das principais vias públicas da capital sergipana para liberar a água represada.
O excesso do volume de água das chuvas levou internautas de Aracaju a colocarem as hashtags #alagaju e #chuvaju na lista das dez mais comentadas do Brasil no microblog Twitter. Várias fotos foram postadas e moradores relatavam os transtornos ocasionados pelas chuvas na capital.
Segundo a prefeitura, foram registrados alagamentos nos bairros Capucho, Coqueiral, 13 de Julho, Pereira Lobo, São José, Santa Maria, Olaria e conjunto Inácio Barbosa. De acordo com a Defesa Civil, apesar dos transtornos na capital sergipana, não ocorreu nenhuma morte em consequência.
O desabamento de uma casa, que atingiu mais seis imóveis vizinhos, na zona norte de Aracaju por pouco não se transformou em uma tragédia. O asfalto cedeu, a estrutura da casa não aguentou e caiu por cima de mais seis imóveis. Apesar da gravidade do incidente, não houve vítimas porque os imóveis estavam vazios. O Corpo de Bombeiros isolou a área.
Maceió tem alagamentos
Cidades alagoanas também sofreram com a chuva. Em Maceió, os alagamentos por toda a capital ocasionaram trânsito lento. A avenida Fernandes Lima, principal via da cidade, ficou congestionada.
Os alagamentos atingiram várias ruas do Farol. As principais ruas do bairro Gruta de Lourdes também ficaram com água represada. Poucos carros se arriscavam a passar pelo local.
Segundo a Defesa Civil Municipal, três barreirras cederam e desabrigaram seis famílias que moram nos bairros do Jacintinho, Bom Parto e Chã da Jaqueira. Ao todo, 72 áreas de risco estão sendo monitoradas. Em 24 horas, choveu cerca de 100 mm na capital alagoana.
A Câmara de Vereadores de Maceió suspendeu a sessão da manhã desta terça-feira (24) devido ao desabamento de parte do forro do plenário, causado por excesso de água. O vazamento, seguido de um estrondo, causou susto nos vereadores que estavam no local.
A Defesa Civil Estadual também registrou alagamentos nos municípios de Atalaia, Barra de Santo Antonio e Campestre. A situação mais complicada é na cidade Barra de Santo Antônio, onde ocorreram deslizamentos de barreiras. Segundo a Defesa Civil, foram retiradas algumas famílias que estavam nas áreas de risco e levadas para abrigos em escolas públicas.
As fortes chuvas aumentaram a quantidade de material sólido nos mananciais operados pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). O barro causou turbidez na água bruta, e os sistemas de tratamentos apresentaram problemas.
A empresa informou que a distribuição de água para a área do Tabuleiro do Pinto, entre Maceió e Rio Largo, está sem água. A Casal aguarda que as chuvas cessem para fazer a limpeza nas Estações de Tratamento de Água para restabelecer o fornecimento de água.
Avenida cede em Salvador
Em Salvador, parte da pista da avenida Dorival Caymmi, no bairro Itapuã, cedeu e abriu um imenso buraco em decorrência do excesso de água da chuva. Segundo a Transalvador (Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador), a avenida está interditada no sentido aeroporto, na região de Água Suja.
Para passar pelo local, motoristas estão trafegando por um desvio. O trânsito ficou lento no bairro. Os buracos também deixaram o trânsito lento da região Baixa do Fiscal e avenida Regis Pacheco.
Natal tem mais 100 pontos de alagamento
A Coordenadoria de Defesa Civil Municipal registrou mais de cem pontos de alagamentos em Natal ocasionados pelo excesso de chuva. Uma lagoa de captação, localizada nas imediações da BR-101, transbordou.
O trânsito ficou complicado nas zonas leste e oeste da capital do Rio Grande do Norte. Ruas como a São Miguel e Divisão registraram mais de meio metro de altura de água.
Equipes da Defesa Civil monitoram 60 áreas de riscos de alagamento e deslizamentos de barreira. No bairro das Rocas, sete casas foram interditadas por estarem em pontos de risco de deslizamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário