sexta-feira, 18 de março de 2011

A fraternidade e as mudanças climáticas e vice-versa.

Uma quase-longa ausência - muito, muito trabalho e probleminhas de saúde -, e estamos retornando ao normal. Na sexta-feira passada participamos da abertura da CF 2011 da CNBB (vide post abaixo). Foi, a nosso ver, um evento espetacular, realizado aqui em Natal. Ao final, houve tempo para uma pequena mesa-redonda, quando os participantes puderam nos encaminhar algumas dúvidas sobre aquecimento global, mudanças climáticas e temas relacionados. Excelentes perguntas. Algumas foram respondidas no momento. Outras, ficamos de responder por meio deste blog. É o que vamos procurar fazer nestes dias. Mais uma vez de parabéns a CNBB por trazer a todos brasileiros e brasileiras o debate público sobre as causas e implicações das mudanças climáticas. Mas, nem tudo são flores. Para dar um pequeno tempero, abaixo reproduzimos nota que enviamos para foruns apropriados.


"Acabo de chegar de uma jornada nada divertida de ir ao centro da cidade.
Além do deslocamento para ir e vir, gastei cerca de 20 min para achar um estacionamento.
Fui para a AL, onde haveria uma sessão solene em homenagem à CNBB pela CF 2011, cuja ênfase é em Aquecimento Global e Mudanças Climáticas.
Começa com uns 40 min de atraso.
Composta a mesa: representantes políticos (município, estado), militares.
Zero de representação da Academia: nem da UFRN, nem UFERSA, nem UERN, nem UnP - não sei se alguém foi convidado, mas não pode ir.

Entre as falas foi exibido um vídeo com depoimentos/esclarecimentos dos Profs. Carlos Nobre do INPE e Paulo Artaxo do IF-USP.

Ano passado, ambos estiveram na UFRN a convite nosso. Alguns talvez lembrem que o Carlos Nobre proferiu a Aula Inaugural do PPGCC.

Surpresa para mim? Não. Absolutamente nenhuma.

No ano passado, por ocasião da palestra do Prof. Carlos Nobre, que hoje é o Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), enviei convite para:

- principais representantes da mídia local (jornalistas, colunistas, etc);
- TODOS os Deputados Federais;
- TODOS os Deputados Estaduais.

Os convites foram por e-mail, com aviso de recebimento. Apenas a assessoria da Dep. Fátima Bezerra (PT) se deu ao trabalho de abrir o convite. A assessoria de outra
deputada federal teve a e-le-gân-cia de RECUSAR a abrir o email-convite.

Em suma, NENHUM parlamentar - Federal ou Estadual - se deu a trabalho de nos responder, quem dirá de aceitar o convite.

Felizmente a nossa aula inaugural foi realizada no Auditório da Reitoria da UFRN, com uma excelente participação da comunidade universitária. Se fosse mais próximo a eleições, talvez algum político tivesse aparecido, mas não pelo tema!

Agora, quem quiser, tire  suas próprias conclusões.

Francisco Alexandre."

Nota: Na pressa, cometemos alguns erros no texto original, mas preferimos reproduzir como está no original. Além do que, troca do editor de emails para o editor deste blog causou um desarranjo no texto, mas fica assim mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário