quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Reunião Climatológica em Natal


  

III REUNIÃO DE ANÁLISE E PREVISÃO CLIMÁTICA PARA O SETOR NORTE DO
NORDESTE- ANO 2011

Com o objetivo de definir o comportamento das chuvas no semiárido nordestino, entre março e maio próximos, estarão reunidos em Natal, nas próximas quinta e sexta-feira (17 e 18), cerca de 20 meteorologistas do Nordeste e de institutos nacionais, como o CPTEC, INPE e FUNCEME.

Pela aproximação do período chuvoso na região, essa será a última reunião dos especialistas para analisar as condições climáticas para o semiárido nordestino, gerando assim uma grande expectativa quanto ao resultado.

A reunião dos especialistas será aberta no dia 17/02 às 8 horas no Auditório da Secretaria da Agricultura, Pecuária e da Pesca, com a presença de autoridades.Em seguida, os meteorologistas iniciarão as discussões técnicas, com apresentação de mini palestras técnicas (índice de Susceptibilidade ao Fenômeno da

Seca para o Semiárido Nordestino (Dr. Josemir Araújo Neves (EMPARN) e Modelos Estocáticos Para Previsão Climática (Dr.Paulo Sérgio Lúcio (UFRN),. Na sequência, será feita a análise da condição pluviométrica e das condições oceânico-atmosféricas. No período da tarde, com início às 13 horas terá início uma audioconferência com o CPTEC(São Paulo), INMET (Brasília) e outras instituições de pesquisa.

A discussão on line servirá para enriquecer o documento final com a previsão climática para todas as regiões do País e, de modo especial, para o Nordeste, de março a maio. As discussões técnicas serão fechadas ao público.

A divulgação da previsão ocorrerá às 11 horas, na sexta-feira (18), no Auditório da Secretaria da Agricultura numa cerimônia de encerramento, quando será entregue para a sociedade o boletim com a previsão para o período de março, abril e maio.

Fonte: portal da EMPARN, aqui.

Um comentário:

  1. Olá. Gostamos do conteúdo de seu blog! Você conhece o Mande Bem no Enem? Visite nosso blog e deixe sua opinião. Sugestões são muito bem-vindas!
    Obrigado.

    ResponderExcluir