terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Inpe participa de missão oceanográfica no Atlântico Sul

Clique para ver todas as fotos de Inpe participa de missão oceanográfica no Atlântico Sul
Crédito: Inpe
22/02/2011 - 07:55
Pesquisadores embarcam no navio que parte da Cidade do Cabo, África do Sul, em missão de coleta de dados para estudos sobre a cor do oceano e a existência de aerossóis que podem influir no ciclo do carbono e nos ecossistemas marinhos. O cruzeiro oceanográfico começou neste domingo (20) e percorrerá o Atlântico Sul até Valparaíso, no Chile, onde tem chegada prevista para o dia 15 de março.
O navio R/V Melville pertence ao Instituto de Oceanografia Scripps, dos Estados Unidos, e leva também pesquisadores da França, Argentina e Brasil. Milton Kampel, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), irá coletar dados para o ajuste dos modelos de sensoriamento remoto da cor do oceano, que são baseados em informações de satélites.
"O imageamento por satélite tem indicado a presença de grandes quantidades de aerossóis e de carbono orgânico e inorgânico particulado na região sul do oceano Atlântico. No entanto, estas concentrações ainda não foram confirmadas com dados de campo. Precisamos verificar, por exemplo, se não se trata de efeito causado pela arrebentação das ondas em alto mar”, explica o pesquisador do Instituto.
Também serão coletados dados, por meio de medições radiométricas e análises de amostras de água, para o mapeamento por satélite de grupos funcionais fitoplanctônicos, dentro de projeto de pesquisa da doutoranda Natália de Moraes Rudorff, da Pós-graduação em Sensoriamento Remoto do Inpe.

Nota do Blog: o pesquisador do INPE, Dr. Milton Kampel, também atua, como colaborador, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas (PPGCC) da UFRN. A matéria reproduzida acima foi postada no portal do MCT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário