quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Simpósio Internacional sobre Mudanças Climáticas em Natal

De 22 a 26 de novembro de 2010, em Natal-RN, haverá um Simpósio Internacional, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas - PPGCC, cujos tema é "Mudanças Climáticas, Impactos e Vulnerabilidades do Brasil: Preparando o Nordeste Brasileiro para o Futuro".  O Simpósio é patrocinado pelo BID e MCT e tem o apoio da UFRN, INPE e CNPq. Informações e Submissão de trabalhos: mciv-neb@ccet.ufrn.br para Posters até o dia 7 de novembro: Ver modelo recomendado em: http://www.ccet.ufrn.br/index.html/.

O objetivo deste evento consiste em criar uma iniciativa de formação de Recursos Humanos no Brasil em ciências climáticas, o que significa atuar na fronteira do conhecimento para enfrentamento das mudanças globais do clima e adaptação a eventos climáticos extremos resultantes da variabilidade natural do clima e também da ação do homem. Pretendem-se debater as principais questões emergentes da relação entre o ambiente e a saúde por meio de Mesas Redondas, Painéis e Comunicações Coordenadas e contará com a presença de conferencistas de renome nacional e internacional. O evento compreenderá cinco temas:

(1) Interação Oceano-Atmosfera;
(2) Eventos Extremos e Semi-Árido;
(3) Instrumentação em Atmosfera e Oceanos;
(4) Modelagem em Clima;
(5) Impactos Ambientais e Medidas Sociais de Mitigação.

Desta forma, esperam-se gerar um ambiente de discussões sobre este tema, de repercussão global na atualidade, com intuito de um maior amadurecimento sobre estudos sobre os possíveis impactos das mudanças climáticas na adaptação, vulnerabilidade e mitigação, com enfoque nas questões demográficas, especialmente sobre a mobilidade. Este evento representará um espaço para participação e contribuição de pesquisadores e alunos de pós-graduação das instituições participantes e da comunidade científica em geral, contribuindo com o ensino e a realização de pesquisas e incentivando a proposição de parcerias institucionais e de cooperação internacional inter-universidades com enfoque na formação de Recursos Humanos no Brasil em Ciências Climáticas. Em breve postaremos novas informações, incluindo a programação final.


Um comentário:

  1. E o preço da inscrição?? via boleto, depósito... não consta nehuma informação a esse respeito.

    ResponderExcluir