terça-feira, 27 de julho de 2010

Impacto das mudanças climáticas no semiárido em debate na SBPC

27/07/2010 - 13:50
Queda de 11,4% no Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste, um aumento de 24% na taxa de migração da região e o crescimento de doenças emergentes. Estas são algumas das consequências projetadas pelos estudos a não se refrear o processo de degradação ambiental na região semiárida do País.
O alerta foi um dos tópicos abordados pelo diretor do Instituto Nacional do Semiário (Insa/MCT), de Campina Grande (PB), Roberto Germano Costa, na Conferência Desafios da Sustentabilidade em Regiões Semiáridas, que integra a progração de hoje (27) da 62ª Reunião Anual da Sociedade para O Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Germano disse que os impactos das mudanças climáticas nas regiões secas ou semiáridas do planeta são preocupação de muitas Nações, até porque elas representam 41,3% da superfície global. No Brasil, esse ecossistema ocupa uma área de 15,7% do território ou cerca de 1,3 milhões de Km². Essa área, abrange 1.482 municípios habitado por 31 milhões de pessoas, respondendo a 18,6% da população brasileira.
O diretor do Insa disse que a problemática que envolve a região semiária nunca esteve inserida nas preocupações do governo Federal como agora. "Tanto assim, que o semiárido e uma série de poplíticas públicas voltadas para a região estão contemplados no Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social (PAC,T&I - 2007-2010), coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)", disse Germano. 
Além disso, lembrou Germano, a propria criação do Insa há dois anos, demonstra a preocupação do governo com a região semiárida do País, "hoje, já alvo de muita presquisa e atenção, embora reconheçamos que muito ainda precisa ser feito e com certa urgência".
Para reforçar a importância que o semiárido representa hoje para vários países Germano apresentou um resumo da 2ª Conferência Internacional sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento do Semiárido (Icid), marcada para ocorrer de 16 a 20 de agosto próximo, em Fortaleza (CE). O diretor do Insa disse que o evento envolve 94 países, reunirá as sugestões que foram recolhidas em uma série de encontros preparatórios ao longo desse primeiro semestre em vários países, incluindo o Brasil.
O Icid 2010 também é a base da segunda conferência mundial sobre clima e sustentabilidade, a chamada Rio+20.

Fonte: Portal do MCT, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário