quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pesquisadores brasileiros de Ciências Climáticas agraciados com prêmio internacional

Pesquisadores do Inpe são premiados José Marengo e Carlos Nobre foram agraciados com prêmio internacional pelos trabalhos desenvolvidos na área de climatologia

Pesquisadores do Inpe são premiados

13/5/2010
Agência FAPESP – Os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) José Antonio Marengo e Carlos Nobre , ambos do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Inpe, foram agraciados com prêmio internacional.
José Marengo recebeu o prêmio Internacional Journal of Climatology Prize for 2009 pela relevância do conjunto dos trabalhos publicados nos últimos cinco anos. A publicação é editada pela Royal Meteorological Society, entidade criada no século 19.
Marengo é membro do conselho editorial do Internacional Journal of Climatology, considerada uma das mais importantes publicações do mundo na área. Publicou cerca de 10 artigos na revista, como autor principal e coautor que enfocam, principalmente, estudos sobre o clima e o tempo na região tropical da América do Sul.
O pesquisador receberá um certificado e um prêmio em dinheiro, a serem entregues no dia 19 de maio, em Londres, durante evento organizado pela sociedade.
Já Carlos Nobre, que é chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Inpe e também é coordenador executivo do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, foi agraciado com a Medalha Alexander von Humboldt, concedida pela European Geosciences Union (EGU).
A medalha, que foi entregue no dia 5 maio durante a Assembleia Geral da EGU realizada em Viena, na Áustria, foi concedida em reconhecimento aos trabalhos do pesquisador sobre as florestas da Amazônia e seu papel no sistema climático da Terra. O EGU publica vários periódicos importantes como Journal Earth System Dynamics e Journal Solid Earth.
Mais informações: http://www.inpe.br/


A nota acima é reprodução do Boletim Agência FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário