segunda-feira, 15 de março de 2010

Os efeitos do clima e do tempo na saúde humana

O Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do IEA promove a conferência "Elementos de Biometeorologia Humana e Saúde", com o meteorologista Luís Bartolomé Lecha Estela, do Centro de Estudos e Serviços Ambientais (Cesam) da Universidade Central "Maria Abreu" de las Villas (UCLV), Cuba, no dia 22 de março, às 14h, no IEA.

Os debatedores serão Helena Ribeiro, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, e Fábio Luiz Teixeira Gonçalves, do Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Os efeitos do clima e do tempo sobre a saúde humana têm sido identificados como fatores de alto risco, que contribuem para o aumento da ocorrência de doenças crônicas e transmissíveis, de forma direta ou indireta, o que potencialmente aumenta a prevalência de algumas enfermidades, sua morbidade e mortalidade. Num contexto de possíveis mudanças climáticas globais por efeito de atividades humanas, é relevante que se preveja os impactos significativos que essas alterações possam ter sobre a saúde de populações.

Em escala meteorológica, os processos de aquecimento global e outras anomalias observadas no clima terrestre estão favorecendo a ocorrência de fenomenos hidrometeorológicos cada vez mais severos e frequentes. Tanto os efeitos da variabilidade do clima quanto os associados às mudanças bruscas do estado do tempo podem ser prognosticados com antecedência suficiente para que as autoridades e instituições de saúde pública possam desenhar e aplicar novos procedimentos dirigidos à prevenção e mitigação dos impactos desfavoráveis.

Em sua conferência, Estela apresentará a metodologia e os serviços desenvolvidos em Cuba por seu grupo, como o sistema de prognóstico biometeorológico via internet (http://pronbiomet.villaclara.cu).

Local
O IEA fica na Rua da Reitoria (antiga Travessa J) 374, Cidade Universitária, São Paulo, SP (ver localização)
Inscrições
Os interessados em assistir presencialmente devem se inscrever em www.iea.usp.br/inscricao/form2.html.
Transmissão
Ao vivo pela web em www.iea.usp.br/aovivo sem necessidade de inscrição
Informações
Com Inês Iwashita, ineshita@usp.br, tel. (11) 3091-1685

Perfil

Luís Bartolomé Lecha Estela graduou-se meteorologia em Cuba e tornou-se doutor em ciências geográficas pelo Instituto de Geografia da Academia de Ciências da ex-URSS. Leciona e pesquisa na UCLV desde 1985. O professor tem expressiva atuação em pesquisa na área de biometeorologia humana voltada para avaliação dos efeitos à saúde. Desenvolveu uma metodologia de classificação biometeorológica com objetivo de avaliar os efeitos do tempo na saúde humana. Seu método busca avaliar as condições peculiares do clima tropical cubano e da adaptação da população às condições meteorológicas locais.

Um comentário: