segunda-feira, 15 de março de 2010

Método de sequestro de carbono pode envenar os oceanos.

Uma matéria interessante sobre um dos métodos propostos para o sequestro (ou captura, como também é chamado) de carbono foi publicada hoje no portal da Science, principal revista da American Association for the Advancement of Science (Associação Americana para o Progresso da Ciência). Abaixo a tradução do início do artigo.


Para ajudar a resfriar um mundo em aquecimento, alguns cientistas andam sugerindo fertilizar os oceanos com ferro. A idéia é estimular um grande desabrochar de fitoplânctos que sequestram o dióxido de carbono (CO2). Todavia, este procedimento poderá trazer consequencias mortais. Experimentos feitos no norte do Oceano Pacífico mostram que o fitoplâncto em águas longe da terra produz uma molécula chamada ácido domóico, uma neurotoxina que tem matado várias formas de vida, incluido pessoas, em áreas costeiras.


Cerca de 20% dos oceanos são curiosamente desprovidos de verde. Apesar da abundância de nitrogênio e fósforo, estas áreas - conhecidas como zonas de alta concentração de nutrientes e baixa concentração de clorofila - possui um população muito pequena de fitoplâncto, algas unicelulares que realizam a fotosíntese. Isto se deve ao fato do fitoplâncto também necessitar de ferro, e destas zonas tenderem a ficar bem longo dos deltas dos rios que os provêem desse ferro. Os geoengenheiros têm proposto  espargir estas regiões com ferro para estimular o crescimento de fitoplânctos o suficiente para consumir grandes quantidades do dióxido de carbono - um gás de esfeito estufa - e, deste modo, resfriar o globo.

O artigo completo, em inglês, escrito por encontra-se  aqui.

Sobre o efeito do ácido domóico, que pode ser encontrado em frutos do mar, veja  o artigo "TOXINAS DE FRUTOS DO MAR E PESCADOS" neste  link.

2 comentários:

  1. gostaria de uma reportagem mas especifica´porque preciso faser um trabalho sobre sequestro de carbono

    ResponderExcluir
  2. Mais um fazendo trabalho do Professor Grenha

    ResponderExcluir