segunda-feira, 8 de março de 2010

As Cientistas Brasileiras - I

Conforme notícias divulgadas na página do MCT, ainda temos muito lugar a ser ocupado pelas mulheres nas ciências. Hoje duas notas foram postadas no portal do MCT. A primeira delas fala do trabalho de uma astrônoma que atua no Brasil, que principia assim:

"Cientistas brasileiras enfrentam desafios para ter sucesso na carreira

Como ocorre em vários setores da sociedade e em grande parte do mercado de trabalho no Brasil, as cientistas ainda enfrentam dificuldades para seguir com a carreira. Os obstáculos são diversos, mas não impedem a superação dos desafios e os exemplos de sucesso.

Tânia Pereira Dominici, astrônoma do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Itajubá (MG), na adolescência já sabia o queria ser, uma cientista. Ela começou um programa de visitação em universidades até definir em que área entraria. Hoje, ela trabalha com astronomia observacional, instrumentação, suporte aos usuários e à comunidade astronômica e é gerente do observatório Pico dos Dias, que é o maior telescópio do Brasil."  
 Aqui se pode ler a matéria completa.

A segunda nota trata de outra astrônoma brasileira que trabalha na Inglaterra e nela se lê:

"Brasileira é a maior especialista em vulcões do mundo

O talento e a determinação brasileira ganharam espaço no exterior e em outros planetas. A pesquisa espacial, por exemplo, conta com a experiência da carioca Rosaly Lopes. A ex-Garota de Ipanema, trabalha no Laboratório de Propulsão a Jato da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), na Califórnia, há 20 anos. Ainda jovem trocou a Cidade Maravilhosa pelo sonho de desvendar os mistérios do Universo. "

Leia a matéria completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário