terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Tempo e Clima

Na linguagem cotidiana, se usa muito “tempo” e “clima” como se fossem a mesma coisa, mas não são. Infelizmente vários setores da mídia – jornais, revistas, rádio, televisão, etc – ajudam a estabelecer esta confusão. Uma busca rápida na internet mostra importantes articulistas de jornais e revistas fazendo confundindo o uso desse termos.
De acordo com o INMET:


Na meteorologia existe uma diferença entre o tempo e o clima. O tempo é o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade. Também, se refere às características da atmosfera inseridas das observações contínuas durante um certo período. O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região. Inclui considerações sobre os desvios em relação às médias, variabilidade climática, condições extremas e freqüências de eventos que ocorrem em determinada condição do tempo.
A Meteorologia é a ciência que estuda as condições e o comportamento físico da atmosfera. Enquanto que a Climatologia é uma sub-área da meteorologia que estuda o comportamento médio da atmosfera para um determinado período, através de métodos estatísticos. Quando às observações atmosféricas contínuas inseridas durante um período de longo de tempo de 30 anos, para uma localidade, é conhecido como a normal climatológica.
O meteorologista previsor do tempo aplica as leis da física clássica, a sinótica, a dinâmica e as técnicas matemáticas que rege o domínio do movimento da atmosfera, para o estudo das condições de tempo. O climatologista utiliza as técnicas estatísticas para inserir e concluir informações sobre o estudo do clima. Portanto, a Climatologia dependente da Meteorologia.”

É importante notar que o tempo se refere a uma condição meteorológica momentânea e em determinado local. Do ponto de vista físico, as noções de “momento” e “local” ainda são um tanto vagas, visto que não temos parâmetros físicos característicos bem estabelecidos que sirvam para definir estes termos. Entretanto, este pequeno detalhe que pode ser atribuido ao fato da Meteorologia ser um dos ramos mais recentes ciência moderna, não compromete as conclusões de estudos e previsões nesta área.

9 comentários:

  1. e otimo aprender essas coisas eu ja aprendi la na escola!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu,me deram uma boa cola no trabalho de ciencias...!! kkk

    ResponderExcluir
  3. obrigada ajudaram muito num trabalho..............ganhei 10 de dika

    ResponderExcluir
  4. valeu,ganhei 10 numa prova

    ResponderExcluir
  5. Obrigado cara, me ajudou na prova, valendo 2 , tirei 1.8 e no trabalho, que ganhei 1 ponto, estudo o 2° Ano e me ajudou mt, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. obrigada ajudou muito! gostei! agora vou tirar 10 no trabalho de ciências! :-D

    ResponderExcluir
  7. obrigado vc me ajudo na prova obrigadinho

    ResponderExcluir
  8. valeu mesmo eu tirei 10 e um parábens ainda pela prova e pelo trabalho >,<

    ResponderExcluir
  9. muito bom! me ajudou muito!

    ResponderExcluir