quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CARLOS NOBRE FARÁ AULA INAUGURAL DO PPGCC/UFRN

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas terá sua aula inaugural proferida pelo Dr. Carlos Afonso Nobre, Pesquisador Titular do INPE e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
De acordo com a Plataforma Lattes (lattes), o Dr. Carlos Nobre possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1974) e doutorado em Meteorologia - Massachussets Institute of Technology (1983). É pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ex-coordenador geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE) de 1991 a 2003. Ex-coordenador científico do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) durante o período de 1996 a 2002; ex- representante da área Multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2005-2007). Atualmente é o presidente do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP) e coordenador de novo centro de pesquisa no INPE, o Centro de Ciência do Sistema Terrestre. Exerce a secretaria executiva da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede CLIMA) e também a coordenação executiva do Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências atmosféricas, clima, meteorologia, Amazônia e modelagem climática, interação biosfera-atmosfera e desastres naturais e ministra a disciplina Interação Biosfera-Atmosfera no Programa de PG do INPE. Foi um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) que, em 2007, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com Al Gore. Recebeu, em 2007, o Prêmio da Fundação Conrado Wessel, na área de Meio Ambiente. 
A palestra-aula será realizada no Campus da UFRN (possivelmente no auditório da Reitoria), no dia 29 de março, às 10 horas, e versará sobre mudanças climáticas.

Outras informações sobre o pesquisador podem ser obtidas na página da ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário