Neste blog são divulgados tópicos relacionados às questões de clima e ambiente, de interesse científico, tecnológico, educacional ou social. (In this blog we deal with some topics concerning climate and environment, with focus on scientific, technological, educational or social issues).
sábado, 30 de janeiro de 2010
Oceanografia: jornal brasileiro online
SBPC realiza reunião regional em Mossoró (RN).
“A Reunião Regional da SBPC discutirá o desenvolvimento da ciência no semiárido e sua aplicação para solucionar problemas crônicos, a exemplo da captação, armazenamento e uso racional da água”, afirma o presidente da entidade, Marco Antonio Raupp. “Mas também apresentará as janelas de oportunidades que a ciência pode proporcionar para o desenvolvimento da região”, acrescenta.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
CIÊNCIAS DO MAR: HERANÇA PARA O FUTURO
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Chuvas fortes no Sudeste e fracas no Nordeste
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Previsão do Clima para janeiro, fevereiro e março
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Campina Grande debate plano de combate a desertificação
domingo, 24 de janeiro de 2010
RN TEM O PRIMEIRO DOUTORADO EM CIÊNCIAS CLIMÁTICAS
O novo curso de doutorado da UFRN visa formar recursos humanos altamente qualificados, capacitados a dar contribuições importantes relativos ao papel do clima no nosso dia-à-dia, provendo gestores públicos de informações que os levem a tomadas de decisões no setor. O curso está previsto para ser realizado em quatro anos, e deverá abordar questões climáticas com base em modelagem numérica e computacional de fenômenos atmosféricos, oceânicos, de eventos meteorológicos e climáticos extremos, na aquisição e tratamento de dados geoambientais, e no desenvolvimento de novas tecnologias na área de instrumentação científica para o setor.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
CONCURSO NA UFRN PARA CIÊNCIAS CLIMÁTICAS
O Rio Grande do Norte lança o primeiro doutorado em Ciências Climáticas do Brasil. O edital 36/2009 oferece duas vagas de professor para o curso de doutorado, sendo que uma delas é destinada para área de Oceanografia Física do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN).
A inscrição abre dia 8 de fevereiro e seguem até 12 de março. As aulas serão na própria universidade. A iniciativa é uma parceria do Centro Regional do Nordeste (CRN), instituição vinculada ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), com a UFRN.
O curso, com duração de quatro anos, tem ênfase em três temas: atmosfera oceânica, modelagem numérica e instrumentação oceanográfica. A coordenadora do Departamento de Políticas de Programas Climáticos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Darly Silva, observa que o curso é aberto para qualquer profissional da área de ciências exatas. “Nosso objetivo é ter uma opção multidisciplinar para os profissionais brasileiros. Qualquer pessoa formada em física, química, biologia e outras áreas relacionadas podem fazer o curso. Precisamos de pessoal cada vez mais qualificado no mercado”, avalia.
Darly explica que o estado foi escolhido porque desenvolve pesquisas importantes e tem uma posição geográfica privilegiada. “Temos uma preocupação grande com a erosão costeira e com a desertificação que avança no estado. Além disso, a UFRN tem vocação para as questões de modelagem numérica, instrumentação oceonográfica e além disso o estado tem a primeira base de lançamento de foguetes do País”, lembra.
Para auxiliar nas pesquisas, o MCT liberou R$ 4 milhões para auxiliar na construção de um laboratório de calibração de equipamentos de meteorologia e oceonografia.
O concurso público foi autorizado em outubro de 2009 pela Coordenação de Aperfeiçoamento em Nível Superior (Capes/MEC).
Veja o edital aqui
Obs.: A nota foi transcrita diretamente da fonte ( veja mct ). Na verdade o concurso foi autorizado pelo MEC, enquanto o curso de doutorado foi autorizado pela CAPES.
O DEBATE CONTINUA
BOAS VINDAS
Aguardamos críticas e sugestões.
Nosso e-mail: cienciasclimaticas@gmail.com